Causa e Casa Espírita – Orson Peter Carrara

A Causa Espírita surgiu do trabalho pedagógico educativo de Allan Kardec, fruto de sua metódica observação dos fenômenos produzidos pelos espíritos. Estes sempre existiram – aliás antes que os homens encarnados – e sendo a mediunidade um atributo inerente à condição humana, igualmente sempre houve intercâmbios entre os dois planos, mas incompreendidos e tabulados à luz do medo, do misticismo, do preconceito, gerando perseguições, mortes e muita resistência à ideia da comunicação com os chamados mortos. Mas a ideia sempre existiu e uma simples busca nos primórdios da civilização e nos deparamos com as tentativas primitivas para esse intercâmbio, na adoração de deuses, nos tambores, danças e oferendas variadas.

Com o advento do Espiritismo derrubam-se esses antigos paradigmas ultrapassados e à luz da lógica, do raciocínio, surge a CAUSA ESPÍRITA (que não é outro o objetivo senão a da fraternidade, do respeito mútuo às diferenças e do trabalho essencial da caridade, conforme recomendação do Evangelho, base de toda estrutura da Codificação Espírita de Allan Kardec), que ensejou o surgimento dos adeptos, que por sua vez, fundaram instituições inspiradas pelo ideal espírita.

Surge, então, a CASA ESPÍRITA, como núcleo aglutinador das ideias, para o trabalho educativo da transmissão desse ensino da CAUSA, o acolhimento daqueles que buscam respostas em todos os sentidos que essa busca possa se apresentar e a motivação ao trabalho do bem, reunindo pessoas que se identificam o ideal.

Interessante observar que a CAUSA leva à CASA – justamente pela força do ideal que entusiasma para o envolvimento – e a CASA leva à CAUSA como força motriz de toda a movimentação desdobrada pelo conhecimento.

A razão maior, a essência, está no desenvolvimento e aquisição das virtudes, bem como do conhecimento, sobre nossa origem, natureza e destinação, temáticas, abrindo horizontes imensos para entrelaçar os homens no ideal de servir, aprendendo por meio da humildade, do desapego e da solidariedade, da dedicação e da renúncia, os caminhos autênticos da felicidade, trazidos por Jesus, em seu Evangelho de Amor.

A aliança racional do conhecimento com o exercício na aquisição de virtudes oferece a base para compreensão do ideal maior da CAUSA, que se vale da CASA para ampliar e executar sua finalidade, respondendo a pergunta que deve surgir: Qual a causa do Espiritismo?

Em 1999 lancei o livro com esse título: CAUSA E CASA ESPÍRITA, abordando aspectos do funcionamento de uma instituição à luz do Espiritismo. O livro é fruto de nossa experiência no trato com a temática. Não é um livro de profundidade, mas de vivência e de sugestões práticas. O livro, à época, esgotou-se rapidamente e agora a EDITORA ALLAN KARDEC, de Campinas-SP, relança-o em nova diagramação, nova capa, atualizado e revisado pelo autor. Já está disponível e pode ser adquirido pelo whats 19 9 9537 9953.

É conteúdo da visão do autor que, embora limitada, acrescenta sugestões e motivações a quem se aproxima do Espiritismo e deseja compreender mais sobre a CAUSA que nos motiva, levando-nos às CASAS que nos vinculamos pelo ideal do amor que é a essência do Espiritismo, síntese das Leis Divinas.