Campinas sediou o 20º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

Marco Milani E Nubor Facure

Campinas foi palco, nos dias 30 e 31 de agosto de 2025, do 20º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE). O evento, realizado no Centro Espírita Allan Kardec, reuniu estudiosos e pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior para debater o tema central: “Justiça Divina segundo o Espiritismo”.

A LIHPE, fundada simbolicamente em 17 de março de 2002 pelo pesquisador Eduardo Carvalho Monteiro, é uma comunidade virtual que reúne interessados em estudar o Espiritismo e o movimento espírita, independentemente de vínculo religioso ou acadêmico. Atualmente, a rede conta com participantes em 14 estados brasileiros e em países como Áustria, Suécia, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal. O objetivo do grupo é promover a troca de informações e fortalecer a produção de pesquisas na área.

O encontro deste ano contou com o apoio do CCDPE-ECM (Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro), da União das Sociedades Espíritas de São Paulo (USE) e do Centro Espírita Allan Kardec de Campinas.

Temas em destaque

A programação foi marcada por palestras e debates que abordaram aspectos históricos, filosóficos e científicos do Espiritismo. Entre os temas apresentados, destacaram-se:

  • Homenagem a Therezinha Oliveira, por Julia Nezu;
  • Chico Xavier e o processo de produção de seus livros: um estudo documental, com Brasil Fernandes de Barros;
  • Analisar André Luiz não é condená-lo, por Alexandre Fontes da Fonseca;
  • A ciência contida em “O Evangelho segundo o Espiritismo”, apresentado por Adair Ribeiro Júnior, Carlos Seth Bastos e Luciana Farias;
  • Importância da leitura e estudo das obras de Kardec pelos adeptos do Espiritismo, com Sueli da Silva Aquino e Hermes Adolfo de Aquino;
  • 160 anos do livro “O Céu e o Inferno”, por Antônio Cesar Perri;
  • “O Céu e o Inferno”: origem dos textos e evolução da obra, apresentado por Luciana Farias e Luís Jorge Lira Neto.

Presença editorial

A Editora Allan Kardec participou do encontro com uma exposição de livros, oferecendo títulos em promoção. Entre os destaques estavam as obras de Therezinha Oliveira, além de publicações de Nubor Facure e Hebe Langhi de Souza, que abordam a interface entre ciência e Espiritismo.

Com mais de duas décadas de atuação, a LIHPE reforça, por meio de eventos como este, o compromisso de valorizar a pesquisa e a produção de conhecimento sobre a Doutrina Espírita, conectando pesquisadores e fortalecendo o estudo sério e documentado do Espiritismo.